Co-assimetria e co-curtose na análise dos preços das ações no mercado financeiro nacional

Autores/as

  • Alexandre Silva de Oliveira Centro Universitário Franciscano
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Botti Abbade Centro Universitário Franciscano

Palabras clave:

Mercado Financeiro, Preço de Ações, Administração, Co-Curtose, Co-Assimetria.

Resumen

Este estudo tem como tema de pesquisa a mensuração do preço das ações no mercado financeiro nacional. Como questões se investigam qual a influência do terceiro e quarto momento na precificação de ativos, a influência da co-assimetria na correlação da proxy IBOV com as ações, a influência da co-curtose na correlação da proxy IBOV com as ações, a influência conjunta da co-assimetria e co-curtose na correlação entre a proxy IBOV e as ações, o seu desempenho comparado com o modelo CAPM e o aumento ou não da precisão. Como método de pesquisa desenvolveu-se pesquisa bibliográfica e estudo das séries temporais das ações que compunham o índice Ibovespa em 30 de Maio de 2008, tratadas com o uso de regressões múltiplas tendo como variáveis a volatilidade sistemática, a assimetria sistemática e a curtose sistemática. Como resultados o trabalho permite afirmar conclusivamente que a co-assimetria e a co-curtose não melhoram o desempenho do modelo de precificação de ativos.

Biografía del autor/a

Alexandre Silva de Oliveira, Centro Universitário Franciscano

Possui Doutorado em Engenharia Agrícola, na Área de Mecanização Agrícola (2008); Mestrado em Administração, Área de Finanças (2008); Mestrado em Engenharia de Produção, Área de Planejamento Estratégico (2002); Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, na Área de Séries Temporais (2009), Graduação em Engenharia Mecânica (2001), Graduação em Administração (2002) e Graduação em Ciências Contábeis (2006); todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Faculdade Imaculada Conceição (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade Federal de Santa Maria.

Eduardo Botti Abbade, Centro Universitário Franciscano

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2005). Atualmente é professor do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Organizações, Estratégia e Marketing. Atua também como consultor de empresas e analista de mercado desenvolvendo estudos com ênfase em Pesquisa de Marketing, Análise Estratégica e Posicionamento de Mercado.

Publicado

2009-11-04

Número

Sección

Artigos