Responsabilidade Social: possibilidade de conciliação entre o econômico e o social em uma perspectiva internacional
Palabras clave:
Social Accountability, social dimension and internationalizationResumen
O artigo objetiva fazer uma retrospectiva histórica do conceito de responsabilidade social, vislumbrando possíveis adversidades no processo de internacionalização dessas práticas para que se constituam em normas. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Primeiramente, discute-se como o conceito migrou de uma visão centrada em uma concepção filantrópica e caritativa para uma dimensão compensatória. São apresentadas também, as várias certificações, normas, regulamentações e instrumentos que estabelecem alguma interface com a dimensão social das organizações. Estas são abordadas de forma a demonstrar como tal processo tem sido incorporado na prática gerencial. Posteriormente, é apresentada a NBR 16001 de 2004, concebida e aplicada no Brasil credenciandoo a caracterizar-se em uma das lideranças da proposição da ISO 26000 que propõe a internacionalização das práticas socialmente responsáveis. A discussão encerra-se com algumas problematizações que tal internacionalização pode enfrentar advindas dos processos de diversidade cultural.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.