A economia do trigo no Rio Grande do Sul: breve histórico do cereal na economia do Estado
Resumen
O presente trabalho traz uma abordagem histórica da importância do trigo no Estado do Rio Grande do Sul e demonstra a atual posição da triticultura gaúcha, destacando a sua participação na produção brasileira. No início do processo de modernização da agricultura, na década de 1950, esta cultura foi o esteio econômico da Região Sul. Paulatinamente, com a redução dos subsídios e a consolidação do Mercosul a situação se agravou. A partir daí, colocou-se em xeque o desenvolvimento da cultura de trigo no Estado, bem como, no País. No entanto, considerando-se a capacidade produtiva existente, cristalizada na produção da safra de 2003, ganha importância a idéia de que, diante de políticas de fomento, a triticultura pode ainda se manter no Estado. Todavia, a elevação dos custos de produção internos, diante de uma produção argentina bem mais barata, praticamente tem eliminado a possibilidade de produção de trigo, em especial junto àqueles com menor área semeada. Em função disso, a triticultura nacional conta muito com a continuidade das pesquisas que obtenham variedades ainda mais adaptadas ao nosso clima e solo, visando o aumento da produtividade e, por conseqüência, da renda dos produtores rurais que se dispõem a produzir o cereal.
Palavras-chave: História. Produção. Comercialização. Mercado. Preços.
Abstract
The present work brings a historical approach of the importance of the wheat in the State of Rio Grande do Sul and shows to the current position of the State’s wheat culture, emphasizing its position in the Brazilian production. This culture was the economic base of the Southern region of Brazil, in the beginning of the process of modernization of agriculture, in the decade of 1950. Gradually, with the reduction of the subsidies and the consolidation of the Mercosul the situation is aggravated. From than on the development of the culture of wheat in the State, as well as in the country, faced great difficulties. However, considering the existing productive capacity, crystallized in the production of the 2003 harvest, gains importance the idea that, ahead of promotion policies, the wheat culture can still be developed in the State of Rio Grande do Sul.
Key words: History. Production. Commercialization. Market. Prices.
JEL Classification: Q18 – Agricultural policy. Food policy.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.