Modelos de gestão por competência: evolução e teste de um sistema
Abstract
O tema da competência recebe atenção crescente por parte de pesquisadores e gestores na área de RH. Na prática, a operacionalização deste conceito ocorre nos chamados modelos de competências. Entretanto, tais modelos costumam ser problemáticos, pois assumem conceitos de competência conflitantes. O propósito deste artigo é discutir o conceito de competência enquanto fundamento de práticas de gestão de pessoas, analisar conceitos relacionados, investigar a evolução dos modelos de competência vis-a-vis a evolução do conceito, e testar empiricamente um deles. Argumenta-se que, para implantar um modelo de competências de forma eficaz, é conveniente relacionar a idéia de competência a noções como espaço ocupacional, agregação de valor e nível de complexidade no trabalho realizado. A pesquisa empírica, realizada em empresa do setor de saneamento, confirma a importância de vincular competência às noções citados, sugerindo a fragilidade de modelos que prescindem destes conceitos. Palavras-chave: Modelos de gestão por competência. Competências humanas. Administração de recursos humanos. Nível de complexidade do trabalho.Downloads
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