Formação socialmente responsável: o papel da instituição de ensino superior na construção de cidadãos comprometidos com a sociedade
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo verificar se uma instituição de ensino superior pode estimular e promover o envolvimento de seus discentes em atividades socialmente responsáveis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação com os discentes por um período de cinco anos. Em cada um dos cinco anos, optou-se por adotar dois grupos constituídos por turmas com aproximadamente 45 alunos cada uma, os quais receberam tratamento diferenciado quanto ao incentivo para o trabalho voluntário. O estudo mostrou que uma instituição de ensino superior pode colaborar para com o envolvimento de estudantes em atividades socialmente responsáveis através do trabalho voluntário, uma vez que, na época do último levantamento de dados, o curso de Administração dessa faculdade apresentava cerca de 15% do corpo discente envolvido em atividades socialmente responsáveis, enquanto que nos anos anteriores ao projeto, como foi verificado no início da pesquisa, esse número não chegava a 2%.
Palavras-chave – Educação. Instituição de ensino superior. Responsabilidade social. Trabalho voluntário.
Abstract
This paper aims to verify the ability of a Postsecondary Institution to stimulate and to promote commitment and socially responsible activities in its undergraduates’ students. An action-research was implemented with two groups of undergraduates’ per year for a five-year period. Each group was constituted by 40-45 students. Both groups received different treatment or incentives to volunteer work. The mains results show that a graduation institution can promote and stimulate the involvement of students in socially responsible activities. This could be observe when we compare the participation of undergraduate’s in two moments: In the end of these research, the Management courses had 15% of its undergraduates working on socially responsible activities, while in the period before this research had been implemented, this rate was less than 2%.
Key words: Education. Graduation institution. Social responsibility. Volunteer work.
Jel Classification: I21, Analysis of education. I23, Higher education research institutions. L31, Nonprofit institutions. M14, Corporate Culture. Social Responsibility.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.