O ensino e a pesquisa em Economia na Universidade Federal de Minas Gerais
Resumo
A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG) foi criada em 1941 e reorganizada em 1945. Nos anos 1950 ocorreu uma série de inovações importantes e a FACE constituiu-se em efetivo centro de ensino e pesquisa interdisciplinar no campo das Ciências Sociais Aplicadas. Entre as inovações institucionais significativas a partir de então foi a implantação do sistema de bolsas de estudos, a adoção do regime de tempo integral para o corpo docente e a criação das revistas no âmbito da FACE, que veicularam temas importantes da realidade brasileira. A partir de 1967, implantou- se a pós-graduação em economia. Ao longo de mais de 60 anos de vida institucional, o ensino e a pesquisa em economia na UFMG buscaram se apropriar dos avanços teóricos e metodológicos alcançados pela área.
Palavras-chave – Ensino de economia. Universidade Federal de Minas Gerais.
Abstract
The FACE (Faculty of Economics) at the UFMG (Federal University of Minas Gerais, Brazil) was founded in 1941 and reorganized in 1945. The College became in the 1950s a center of education and interdisciplinary research in the applied social sciences, and introduced a series of important innovations such as the creation of the “Sistema de Bolsas de Estudo” (a scholarship program for full-time undergraduate students) and the adoption of full-time contracts for faculty. The journals edited at the FACE were also significant initiatives and discussed important issues on the Brazilian society. A graduate program was established in 1967. For more than 60 years, the economics education and the research at the FACE kept up with theoretical and methodological advances in the social sciences.
Key words – Teaching of Economics. Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
JEL Classification – A20, Economics Education and Teaching of Economics.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.