A trajetória de um sucesso: a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS
Resumo
Este trabalho apresenta um breve histórico da Faculdade de Administração Contabilidade e Economia (FACE) da PUCRS. Ele procura resgatar essa trajetória desde a sua fundação, em 1931, pelos Irmãos Maristas, como um curso superior de Economia e Finanças. Comemorase, neste ano de 2006, 75 anos de existência. Ao longo desse período, ela acompanhou as transformações sociais, políticas e econômicas que ocorreram no Brasil e no mundo. Assim, o trabalho descreve os principais eventos sociais e econômicos ocorridos, cuja influência se fez sentir no País e em toda a Universidade.
Palavras-chave – Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Irmãos Maristas.
Abstract
This paper presents the history of the College of Management, Accounting and Economics of the “Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul”, Brazil (PUCRS). It describes its trajectory from 1931 to 2006, when the College completes 75 years of existence. It was established by the Brothers of Mary as a course in economics and financing. During these years it followed the social, political and economic changes which transformed not only Brazil, but also the world. The paper describes the main social and economical events that influenced the society and the modernizations which the College promoted along its existence.
Key words – PUCRS. History of the College of Management. Accounting and Economics. Brothers of Mary.
JEL Classification – A20, Economics Education and Teaching of Economics.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.