Educação superior e atuação profissional: trabalho e emprego na percepção dos universitários gaúchos
Resumo
Com base na demanda crescente de matrículas no ensino superior e dos novos sentidos do trabalho, emprego e informalidade na economia atual, o artigo apresenta as principais evidências teórico-empíricas sobre como o universitário que ingressa no ensino superior percebe ou apreende os novos cenários econômicos e o mercado de trabalho. Além de discutir os principais condicionantes teóricos do processo de ingresso no ensino superior, a partir dos pressupostos da economia psicológica e sua relação com o mercado de trabalho, este estudo apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo mais ampla, abrangendo 2.269 calouros do ensino superior do Rio Grande do Sul. Identifica que a percepção dos universitários pesquisados está intimamente associada às formas e opções tradicionais do mercado de trabalho, centradas no trabalho formal assalariado.
Palavras-chave – Mercado de trabalho. Ensino superior no Rio Grande do Sul.
Abstract
Taking into account the increasing demand of superior education and the new meanings of work, job and informality in the present economy, this paper presents the main theoretical and empirical evidences on how the undergrad students in the beginning of their superior education perceive the economic scenery and the labor market. Besides discussing the main theoretical factors in the admission process of the superior education, and starting from a presupposition of the psychological economy and its relationship with the labor market, this study shows the results obtained by means of a broader field research, including 2269 freshmen of the superior education in Rio Grande do Sul state. It also identifies that the perception of the investigated university students is closely associated to the traditional options and forms of the market, focused on the formal and salaried work.
Key words – Labor market. Superior education of Rio Grande do Sul State.
JEL Classification – A2 – Economics Education and Teaching of Economics; I21 – Analysis of Education.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.