Desigualdade e concentração na pauta de exportações dos estados brasileiros
Resumo
O presente artigo tem como objetivo determinar o grau de desigualdade e concentração das exportações dos Estados brasileiros no ano de 2003. Para tal, são apresentados e discutidos alguns dos principais índices utilizados na literatura que captam estas características para, num segundo momento, aplicá-los às exportações das diferentes Unidades da Federação. Na comparação dos resultados obtidos com a participação de cada Estado no total exportado é possível constatar que, quanto mais desigual for a pauta exportadora do Estado, maior será a sua participação, ao passo que, quanto maior for o valor exportado, menor será a sua concentração.
Palavras-chave: Índice de desigualdade. Índice de concentração. Exportações do Brasil.
Abstract
The objective of this paper is to find out the inequality and concentration exports degree of each Brazilian state for 2003. In that matter, some of the main indexes used in the literature are introduced and then applied to exports at state level. Comparing the results obtained with each state exports share, it is possible to conclude that in general the more uneven the list of products exported, the higher will be the state’s share in total exports, while higher export value is related to lower concentration.
Key words: Inequality index. Concentration index. Exports.
JEL Classification: F10 – General international trade and F14 – Country and industry studies of trade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.