Crescimento e desenvolvimento econômico no Brasil: uma análise comparativa entre o PIB per capita e os níveis educacionais
Palavras-chave:
Crescimento econômico, capital humano, desigualdades regionaisResumo
Este artigo analisa, através de um painel de dados, a influência dos diferentes níveis educacionais sobre o crescimento econômico brasileiro, buscando entender as diferenças regionais desta relação. Para capturar esta relação, estima-se um modelo tendo o crescimento econômico como variável dependente e duas variáveis explicativas, que são anos de estudo dos indivíduos com idade de 25 anos ou mais e a população ocupada. Para os fundamentos empíricos do trabalho, inicialmente é feito um breve histórico da desigualdade brasileira considerando o crescimento e o desenvolvimento econômico do Brasil e de suas regiões. Os resultados encontrados corroboram a teoria de que o crescimento econômico pode ser explicado pelo aumento da educação e também pela geração de novos empregos. Outro aspecto importante refere-se à presença de taxas decrescentes na relação entre educação e PIB, indicando que após o país ter atingido determinado grau de desenvolvimento, a influência do acúmulo de capital humano sobre o crescimento econômico é cada vez menos significativa. Cabe destacar, ainda, que embora a educação apresente relevância para o desenvolvimento de um país, o seu efeito é de médio e longo prazo, o que dificulta a captação dos efeitos quando se usa um período curto de tempo. Palavras-chave: Crescimento econômico. Capital humano. Desigualdades regionais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.