Análise bibliométrica da co-autoria em marketing no Brasil: evidências a partir de artigos publicados em eventos promovidos pela ANPAD entre 2000 e 2009

Autores

  • Kenny Basso Professor e Pesquisador da Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED.
  • Eduardo Rech Professor e Pesquisador da Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED.
  • Henrique Webber Baseggio Graduando em Administração na Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED.

Palavras-chave:

Co-autoria. Marketing. Análise bibliométrica. Artigos científicos.

Resumo

Uma das principais tendências verificadas nos últimos anos é o aumento da
colaboração científica, caracterizada pela co-autoria. Na medida em que aumenta a pressão sobre os pesquisadores por publicação de artigos, a co autoria apresenta benefícios que podem representar publicação em maior quantidade e qualidade. A fim de analisar a co-autoria em Marketing no Brasil, foram analisados os artigos publicados em eventos promovidos pela ANPAD no período entre 2000 e 2009, totalizando 13 eventos (10 EnANPADs e 3 EMAs) e 1.043 artigos. Os resultados indicam a predominância da co-autoria interna (entre pesquisadores da mesma instituição), da colaboração entre professores e alunos e da não adoção de ordenação alfabética de autores. As redes de co autoria analisadas apresentaram um crescente aumento no número de instituições participantes ao longo dos anos, bem como um declínio na centralização das redes.

Biografia do Autor

Kenny Basso, Professor e Pesquisador da Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED.

Doutor em Administração pela UFRGS.

Eduardo Rech, Professor e Pesquisador da Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED.

Doutorando em Administração pela UFRGS.

Henrique Webber Baseggio, Graduando em Administração na Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED.

Graduando em Administração pela Faculdade Meridional - IMED.

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Publicado

2015-07-16

Edição

Seção

Artigos