Identificação dos fatores determinantes para a adoção das mídias sociais digitais segundo os tipos de mecanismos de Governança de Tecnologia da Informação

Autores

  • Luis Antonio Janssen PUCRS
  • Edimara Mezzomo Luciano PUCRS
  • Mauricio Gregianin Testa PUCRS

Palavras-chave:

Mídias Sociais Digitais, Governança de TI, Adoção de novas tecnologias.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores organizacionais que são utilizados na determinação da adoção das mídias sociais digitais pelas empresas, conforme os tipos de mecanismos de Governança de TI. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas com os executivos responsáveis pela área de Tecnologia da Informação (TI) de 14 empresas multinacionais na América Latina, utilizando como base os tipos de mecanismos da Governança de TI (GTI): estrutura, processos e relacionamentos. As contribuições do estudo consistem na identificação destes fatores para suportar a tomada de decisão, bem como a proposição de um modelo conceitual da relação entre os fatores identificados e a Governança de TI, além de apontar algumas implicações gerenciais, limitações e sugestões para pesquisas futuras.

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Publicado

2015-07-16

Edição

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Artigos