Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES em uma IES sob perspectiva institucional
Palavras-chave:
e-Serviço. Teoria Institucional. Portal de Periódicos da CAPES. Instituições de Ensino Superior (IES).Resumo
O uso da Tecnologia de Informação (TI) nos governos acarretou a melhoria da prestação de serviços à sociedade, proporcionando maior acesso à informação pública e ampliação do relacionamento entre cidadãos e estado. O e-Serviço, que consiste na utilização de tecnologias para prestação de serviços públicos, permite a melhoria do acesso e entrega de serviços aumentando a vantagem competitiva das organizações usuárias. A forma como esses serviços são disseminados no ambiente institucional pode ser explicada pela Teoria Institucional, que postula que as ações organizacionais estão relacionadas com o contexto institucional das organizações. Assim, o presente artigo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a influência dos fatores institucionais na adoção de e-Serviços públicos no ambiente organizacional das IES? Para tanto, utilizou-se como objeto de análise o Portal de Periódicos da CAPES que consiste em um e-Serviço oferecido às instituições de pesquisa por uma instituição reconhecida no ambiente organizacional das IES. O método de pesquisa foi o estudo de caso único em uma IES privada da Região Sul do país. Através da elaboração de um quadro teórico-conceitual, que guiou a análise, concluiu-se que a IES em questão foi influenciada por pressões institucionais para adoção do e-Serviço.
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