A escola deveria educar para a vida
Como a educação se torna reprodução, instrumento de uma nova colonização
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-5694.2022.1.41973Palavras-chave:
Colonização do ser/saber, Reprodução do saber/poder, Educação, Pensamento decolonial/DescolonizaçãoResumo
Muitos instrumentos, epistemológicos, políticos, ideológicos etc., são usados para a perpetuação do poder de determinados estratos sociais. Qual seria o papel da educação formal na manutenção de posições sociais privilegiadas? Tentaremos responder a questões como essa a partir de uma análise crítica da tese sociológica de Bourdieu (1975, 1997) assim como de propostas decoloniais teorizadas por Quijano (2005) e Mignolo (2008, 2020). As propostas decoloniais, para superação de atividades que escravizam modos de ser/pensar, podem ser assim sintetizadas: todo discurso ou atividade que se proponha a contrapelo de métodos antigos ou reestruturados de controle da subjetividade. Este controle se processa pela manipulação do conhecimento, pelo condicionamento de comportamentos, pela apropriação autocrática de processos de produção e consumo de bens materiais e intelectuais etc.
Downloads
Referências
Berger, Peter L., Thomas Luckmann. 1985. A construção social da realidade: Tratado de Sociologia do Conhecimento. Traduzido por Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes.
Bonnewitz, Patrice. 2003. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bordieu. Traduzido por Lucy Magalhães. Petrópolis, RJ: Vozes.
Bourdieu, Pierre, e Jean-Claude Passeron. 1975. A Reprodução: A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Traduzido por C. Perdigão Gomes da Silva. Lisboa: Vega.
Bourdieu, Pierre. 1997. Capital cultural, escuela y espacio social. México: Siglo Veintiuno.
Fanon, Frantz. 2008. Pele negra, máscaras brancas. Traduzido por Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA.
Fiorin, José Luiz. 1988. Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática.
Mignolo, Walter. 2008. La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso. Tabula Rasa 8 (enero-junio): 243-281.
Mignolo, Walter. 2020. A Geopolítica do Conhecimento e a Diferença Colonial. Revista Lusófona de Educação, 48: 187-224.
Quijano, Aníbal. 2005. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas, 117-142. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Argentina: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.
Reevo. 2014. La Educación Prohibida: Película Completa HD. YouTube video, 13 ago. 2012. https://www.youtube.com/watch?v=-1Y9OqSJKCc.
Santos, Boaventura de Sousa. 1995. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós- modernidade. São Paulo: Cortez Editora.
WALSH, Catherine. 2009. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, resurgir e re-viver. In Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas, organizado por Vera Maria Candau, 11-42. Rio de Janeiro: 7 Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Conversas & Controvérsias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Conversas & Controvérsias implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Conversas & Controvérsias como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.