A educação física no contexto pandêmico

sentidos e novos percursos para a vivência da corporeidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.44056

Palavras-chave:

educação física, pandemia, estratégias, corporeidade.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise reflexiva acerca da trajetória do componente curricular de educação física (EF) ao longo do período pandêmico até o retorno ao ensino presencial com seus novos percursos na vivência da corporeidade. Teve como objetivos específicos: a) relatar a história de tensionamentos e resiliência na problematização dos aspectos pedagógicos da EF em plena pandemia; e b) averiguar a trajetória do componente curricular de EF frente à situação de distanciamento social e seus desdobramentos. Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, analisou documentos de registros pedagógicos e planos de aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, registros e observações a partir das falas dos professores de EF deste segmento, o engajamento dos estudantes nas atividades propostas e os retornos (feedbacks) das famílias, no período de 2020 a 2022. Nesta pesquisa, fica evidente que foram produzidas vivências da corporeidade nas práticas realizadas com os estudantes, fruto de reavaliação constante em cada momento planejado, respeitando seus diferentes tempos, processos e experiências possíveis. Esse movimento tornou possível experimentar outras formas de fazer, pensar e desenvolver a EF dentro das limitações presentes no ensino remoto, priorizando o cuidado com cada estudante, reverberando, assim, outras formas de produzir sentido para a docência.

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Biografia do Autor

Leia Raquel Almeida, Colégio Marista Rosário (CMR), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em Porto Alegre, RS, Brasil; especialista em Gestão Curricular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; graduada em Pedagogia - Habilitação: Supervisão Escolar pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, RS, Brasil. Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em Porto Alegre, RS, Brasil Gerente de Projetos Socioeducacionais e de Evangelização do Marista Brasil.

Karina Pacheco Dohms, Colégio Marista Rosário (CMR), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto
Alegre, RS, Brasil; mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; especialista em Gestão da Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; especialista em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; licenciada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, RS, Brasil. Professora de Educação Física dos Anos Iniciais no Colégio Marista Rosário (CMR), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Rubiane Severo Oliva, Colégio Marista Rosário (CMR), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade de Córdoba, em Córdoba, Espanha; especialista em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora de Educação Física da Educação Infantil e Anos Iniciais do Colégio Marista Rosário (CMR), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

Almeida, L. R., Pacheco Dohms, K., & Severo Oliva, R. (2024). A educação física no contexto pandêmico: sentidos e novos percursos para a vivência da corporeidade. Caderno Marista De Educação, 15(1), e44056. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.44056