O coordenador pedagógico e a formação continuada docente no contexto de reestruturação curricular
Palavras-chave:
Reestruturação curricular, Coordenador pedagógico, Formação continuadaResumo
O presente artigo busca refletir sobre a atuação do coordenador pedagógico frente à formação continuada docente, no contexto das reformas curriculares. A finalidade da pesquisa foi mapear as ações da Coordenação Pedagógica no acompanhamento formativo docente identificando quais destas renderam melhores resultados no processo de implementação de um novo currículo escolar. Buscou-se, a partir de revisão bibliográfica e de entrevista com coordenadores pedagógicos e professores de uma rede privada de ensino, compreender os desdobramentos da atuação da coordenação e seus resultados no trabalho docente. Foi possível identificar que a prática educativa será efetivamente transformada se existir desejo de renovação e desenvolvimento de competências profissionais tanto por parte da Coordenação Pedagógica quanto por parte dos professores, sendo necessário, para tanto, muito estudo, trocas entre os pares e acompanhamento docente qualificado. Nesse contexto, o coordenador pedagógico exerce um papel fundamental, precisando traçar o seu plano de ação tendo como foco o projeto pedagógico da escola e a formação continuada articulada à prática docente.
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