Relações entre gestão escolar e avaliação externa no contexto da Educação Básica da escola privada
Palavras-chave:
Gestão escolar, Avaliação externa, EducaçãoResumo
Este trabalho investiga a relação entre a gestão escolar e a avaliação externa em uma escola da rede privada do município de Cachoeira do Sul/RS. Para tanto, analisa as ações que os gestores de escola desempenham em relação aos índices das avaliações externas, com foco no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como quais ações são realizadas para a melhoria do desempenho do processo de ensino-aprendizagem do estudante envolvendo tarefas administrativas, formação de professores e ações que colaborem para uma educação de qualidade. Os questionários foram aplicados a professores do Ensino Médio, realizando-se, após, a análise documental, de modo a observar se o planejamento de suas ações pedagógicas considera os resultados das avaliações externas no planejamento com foco no processo de ensino-aprendizagem. Optou-se pela aplicação de questionários a professores do Ensino Médio e pela pesquisa bibliográfica, utilizando o Projeto Educativo, apresentando a definição da avaliação em larga escala e permitindo a relação horizontal no interior da escola com a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo. O trabalho é relevante para a área da gestão educacional, pois explicita como as ações da dinâmica do contexto escolar e o papel de cada profissional demonstram preocupação com o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Os resultados demonstraram que o comprometimento dos profissionais, o nível socioeconômico dos estudantes, os níveis de ensino oferecidos na escola, a sua infraestrutura e os processos de gestão constituem fatores determinantes para a obtenção de índices aceitáveis nas avaliações externas.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. eDisponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 25 mar. 2017.
______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://inep.gov.br/>. Acesso em: 3 mar. 2017.
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MADAUS, George F.; AIRASIAN, Peter W.; KELLAGHAN, Thomas. Insumos escolares, processos e recursos. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 273-296.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
MUÑOZ, F. I. A formação dos professores e o desenvolvimento do currículo. In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SOARES, José Francisco. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do Ensino Fundamental. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 135-60, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/07.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2017.
TORRES, Márcia Zampieri. Situações-problema como recurso de avaliação de competências do Enem. In: BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Eixos cognitivos do Enem. Brasília, DF: INEP, 2007. p. 31-53.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista. Matemática e suas tecnologias. Curitiba: Umbrasil, 2016.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília, DF: Umbrasil, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.