Gestão pedagógica, administrativa e pastoral da Escola Marista
Compromisso com a missão
Palavras-chave:
Valores institucionais, Gestão compartilhada, Indicadores de desempenhoResumo
A centralidade da missão de uma escola marista é evangelizar por meio da educação. Cumprir com esse legado deixado pelo fundador São Marcelino Champagnat torna-se vital para a perenidade da instituição que, em 2017, completou 200 anos de fundação. Porém, diante das exigências dos novos contextos, faz-se necessário estar atento às demandas de um cenário competitivo que indica no horizonte um novo desenho de escola. O presente artigo apresenta essas reflexões a partir dos documentos institucionais e dos achados da pesquisa de dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), apresentada por Hahn (2015), de título “Filosofia marista e indicadores do cenário educacional atual: uma tessitura possível”, discutindo como os gestores das escolas investigadas articulam, na gestão dos Colégios da Rede Marista da PMBSA, os princípios da filosofia marista com a imperativa necessidade do enfrentamento de indicadores do cenário educacional, tendo em vista a sustentabilidade e a perenidade destes. Para compreender a gestão da escola marista, foi necessário estudar o tripé de desempenhos acadêmicos, financeiros e de vivência dos valores institucionais maristas. Como pressupostos metodológicos, foram investigados colégios que estão situados em diferentes municípios do Rio Grande do Sul. Os diretores, gestores desses colégios, indicados como sujeitos da pesquisa, apresentaram comprovados resultados no exercício da gestão, mediante avaliação de indicadores de desempenhos financeiros e acadêmicos de cada colégio. Ao finalizar o estudo, foi possível concluir que os colégios são sustentáveis tanto do ponto de vista da missão quanto da gestão.
Downloads
Referências
AKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais. Petrópolis: Vozes, 2011.
CORTELLA Mario Sergio. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis: Vozes, 2013.
COVEY, Stephen. Liderança baseada em princípios. Tradução de Astrid Beatriz de Figueredo. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
DIRETRIZES DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL, 2010 a 2017. CMC, maio de 2011.
HAHN, Simone Engler. Filosofia marista e indicadores do cenário educacional atual: uma tessitura possível. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS. Vozes do Fogo: Mensagem da II Assembleia Internacional da Missão Marista. Nairóbi, 16-27 de setembro de 2014.KOTTER, John. P. Liderando mudanças. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
MISSÃO EDUCATIVA MARISTA. Comissão Internacional de Educação Marista, Roma, janeiro de 1998. Educativa Marista: um projeto para nosso tempo. Tradução de Manuel Alves e Ricardo Tescarolo. 3. ed. São Paulo: Simar, 2003.
MURAD, Afonso. Gestão e espiritualidade: uma porta entreaberta. São Paulo: Paulinas, 2007.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília, DF: Umbrasil, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.