Leitura na cibercultura
Projeto Booktubers no incentivo à leitura nos anos finais do ensino fundamental
Palavras-chave:
Leitura, Literatura, Booktubers, Cibercultura, Biblioteca escolarResumo
Tendo em vista o papel importante que desempenha a biblioteca escolar no incentivo à leitura e na formação de leitores, este trabalho visa relatar uma experiência bem-sucedida de projeto com os anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede particular no interior do Rio Grande do Sul. São apresentados como referenciais teóricos os conceitos de cibercultura (LEVY, 1999) e hipertexto (LAJOLO; ZILBERMAN, 2009), além de levar em consideração a leitura como um processo de atribuição de sentidos e de diálogo entre a historicidade do texto e do próprio leitor (ORLANDI, 1996). O projeto Booktubers, desenvolvido no segundo semestre de 2019, teve o intuito de aproximar a leitura e a literatura dos estudantes, utilizando um ambiente digital, que faz parte de suas práticas diárias. O projeto teve como produtos finais quatro vídeos protagonizados por estudantes de 6.º a 9.º ano, publicados no YouTube e nas redes sociais do colégio, os quais têm mais de 900 visualizações na plataforma de vídeos. A partir do desenvolvimento do trabalho, concluímos que é possível utilizar as novas tecnologias para o incentivo à leitura, tornando-as aliadas, além de que a biblioteca escolar atua como espaço privilegiado para o apoio pedagógico e contribui para a formação de leitores.
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Referências
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