Semestralidade
Movimentos para uma avaliação formativa e processual
Palavras-chave:
Avaliação Formativa, Semestralidade, Educação BásicaResumo
A avaliação é o elemento do processo educativo que costuma receber maior atenção das instituições de ensino, mas também tende a ser o mais controverso pela dificuldade em estabelecer instrumentos satisfatórios para a mensuração da promoção da aprendizagem nos estudantes. De modo geral, o propósito deste artigo é apresentar a semestralidade como estratégia de ajuste temporal para o desenvolvimento de habilidades e competências, nos processos de avaliação formativa e processual, na educação básica. Especificamente, se pretende apresentar a alteração na temporalização dos processos avaliativos de modo a auxiliar na aprendizagem e viabilizar momentos de feedbacks a estudantes e educadores a partir dos instrumentos avaliativos utilizados e adequação da fórmula de cálculo do resultado de pontuação dos estudantes para um parâmetro mais fidedigno ao processo de aprendizagem. A razão para o estabelecimento deste projeto pedagógico se sustenta na necessidade de adequar as estratégias avaliativas ao estudante contemporâneo e seu contexto em que os feedbacks se dão de forma imediata, os saberes são meios para o desenvolvimento de habilidades e competências e se relacionam continuamente entre si. A metodologia de trabalho engloba: apresentação de movimentos realizados na Rede Marista no que tange à avaliação da aprendizagem, compilação de elementos da comunidade educativa em uma escola e sua visão sobre os processos avaliativos, somados à análise dos resultados dos estudantes em suas avaliações. Para implementação do projeto elaborou-se um plano de comunicação e de acompanhamento da proposta. Os resultados, ainda preliminares, apontam a satisfação da comunidade educativa para com a semestralidade e sua implantação, como também, os primeiros desafios mapeados.
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