Ludoteca: espaço de garantia do direito de brincar
Palavras-chave:
O direito de brincar. Ludoteca. Serviço de Apoio Socioeducativo.Resumo
O brincar sempre foi uma ação intrínseca do ser humano. Há registros históricos que mostram sua prática desde o período da pré-história. Porém, essa ação nem sempre foi reconhecida por lei como um direito e, ainda nos dias de hoje, a sociedade não reconhece o lúdico como uma prioridade na infância e adolescência. Este artigo pretende explanar a respeito do brincar e seu contexto dentro da sociedade, bem como sua importância para o desenvolvimento do ser humano, apontando a Ludoteca como uma alternativa de inserção do lúdico no cotidiano de crianças e adolescentes. Além disso, será realizado um paralelo com a prática – o reflexo que teve uma Ludoteca para os educandos inseridos no Serviço de Apoio Socioeducativo (SASE) do Centro Social Marista Santa Isabel.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
BRASIL. Lei 8.069, de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União. Brasília, 1990.
CUNHA, Nylse Helena da Silva. A brinquedoteca brasileira. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 2011.
DORNELES, Judete Fernandes. Brinquedoteca Comunitária. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 2011.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.
MOYLES, Janete R. Só brincar: o papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
NEGRINE, Airton. Brinquedoteca: teoria e prática. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 2011.
TOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca de Universidade. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 2011.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Porto Alegre: Cadernos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, 2002.
SILVA, Maria Julieta Ferreira da. Brinquedoteca Cantinho da Alegria: na escola também se brinca. In: ROSS, Maria Salete. Conexões Educativas: Ensinar e Aprender para Além do que se Vê. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação, 2006.
TAVARES, Regina Márcia Moura. Brinquedos e brincadeiras: um programa de ação cultural latino-americano. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 2011.
VANTI, Elisa dos Santos. Projetos Interdiciplinares. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2007.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.