Concepções de ensino religioso dos docentes do ensino fundamental do estado do Paraná: possibilidades para uma formação de professores
Palavras-chave:
Ensino Religioso. Formação de professores. Concepções de Ensino Religioso.Resumo
O presente artigo apresenta os dados levantados em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que teve como objetivo geral verificar a concepção de Ensino Religioso dos professores do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. 218 documentos foram analisados com o auxílio de um software (Atlas.ti), que possibilita a otimização do levantamento dos dados. A análise dos documentos revelou uma mudança significativa para a história do Ensino Religioso no Paraná. Os dados sugerem uma superação das tradicionais aulas de religião e apontam que os professores estão procurando inserir em suas aulas conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas.
Downloads
Referências
BOEING, Antonio. O Fenômeno Religioso como Experiência Universal. São Paulo: AEC, 1999. Disponível em: <http://www.aster-to.org.br/download/auniversalidadedofenomenoreligioso.pdf. Acesso em: 19 set. 2007.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: lei 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Parte I: bases legais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 05 maio 2008.
CARNIATO, Maria Inês. Paradigmas do Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo e OLIVEIRA, Lílian Blanck (Org). Ensino Religioso: Memórias e Perspectivas. Curitiba: Champagnat, 2005.
CORTELA, Mario Sergio. Educação, Ensino Religioso e formação docente. In: SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.
CORRÊA, Bárbara Raquel do Prado Gimenez. Concepções dos professores sobre o sagrado: implicações para a formação docente. Dissertação (Mestrado em Educação)– Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. (Biblioteca Digital Paulo Freire). Disponível em: .
GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. São Paulo: Educação e Pesquisa, v. 31, p. 45-56, jan./abr. 2005.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério de Azevedo. Programa Marista de Educação Religiosa, um ideal, um caminho, uma proposta. Dissertação (Mestrado) – Pontifcia Universita Salesiana, U.P.SALESIANA, Vaticano, 1996.
______. Ensino Religioso no Brasil: o processo de escolarização. Tese (Doutorado). 2000.
______; RODRIGUES, Edile M. Fracaro; RAU Dédora Toniolo. História, Geografia e Ensino Religioso:
uma proposta integrada. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 7, n. 20, p. 143-165, jan./abr. 2007.
_______. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008. No prelo.
LONGHI, Miguel. O ETHOS no programa de Ensino Religioso brasileiro. Dissertação (Mestrado em
Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2004.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores, pra uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
OLIVEIRA, Lílian Blanck et. al. Curso de formação de professores. In: SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.
_______ et. al. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.
PARANÁ. Conselho Estadual de Educação do Paraná. Deliberação nº 01/06-PR. Curitiba: CEEPR, 2006.
Disponível em: <http://celepar7cta.pr.gov.br/seed/deliberacoes.nsf/7b2a997ca37239c3032569ed005fb978/175e426ddd8613108325711d0068e646/$FILE/_88himoqb2clp631u6dsg30c9d68o30dg_.pdf> Acesso em: 15 abr. 2008.
SCHOLGL, Emerli. "Não basta abrir as janelas": o simbólico na formação do professor. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.