AS CONTRIBUIÇÕES DE BOURDIEU PARA A ANALISE DO CAMPO EDUCACIONAL

Autores

  • Tomaz Tadeu da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35841

Resumo

O texto assinala que os estudos e pesquisas de Pierre Bourdieu apresenta uma clara identificação com a educação e com a análise educacional. Observa que no Brasil, até bem pouco tempo, a abordagem desse autor esteve associada com uma de suas obras A reprodução, sendo por isso transformado num pedagogo ou num filósofo educacional, cuja pedagogia devia ser rejeitada em nome de um humanismo otimista, que era justamente o que ele estava criticando. Mais recentemente, no entanto, verifica-se que Bourdieu passa a ser considerado como um teórico social importante para a análise e para a própria teoria da educação.

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Referências

BRUBAKER, Rogers. 'Social Theory as Habitus'. In: Craig CALHOUN, Edward LIPUMA & Moishe POSTONE (Eds.). Bourdieu: Criticai perspectives. Chicago: University of Chicago Press, 1993: 212-234.

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Publicado

1996-12-31

Como Citar

Silva, T. T. da. (1996). AS CONTRIBUIÇÕES DE BOURDIEU PARA A ANALISE DO CAMPO EDUCACIONAL. Veritas (Porto Alegre), 41(162), 243–247. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35841