Sintomas e perda de corpo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2014.2.19630Palavras-chave:
Corpo. Trauma. Sintoma. Lacan. Descartes.Resumo
O sintoma como acontecimento de corpo é uma proposição de Jacques Lacan que se remete aos seus últimos anos de ensino e trata sobre os efeitos do trauma da língua sobre o corpo. Esses efeitos se apresentam como padecimentos ou adoecimentos corporais e são nomeados como afetos ou paixões. A ressonância do pensamento de René Descartes é evidente no contexto da elaboração lacaniana do sintoma como acontecimento de corpo, tendo em vista que se fundamenta na distinção entre ter e ser um corpo. Trata-se de uma questão onto-génetica sobre a ambiguidade do corpo em Descartes e Lacan: o corpo objeto – “ter um corpo” – e o corpo como re-significação da presença do ser no mundo. Para elucidação da proposta, o texto literário de Daniel Pennac, “Jornal de um corpo” é analisado.
Downloads
Referências
BADIOU, A.; CASSIN, B. Il n’y a pas de rapport sexuel: deux leçons sur L’Étourdit de Lacan. Paris: Fayard, 2010.
DESCARTES, R. O discurso do método. São Paulo: Abril Cultural, 1979a.
______. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1979b.
DESCARTES, R. As paixões da alma. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
KOYRE, A. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
______. Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.
LACAN, J. Le seminaire livre XX – Encore. Paris: Seuil, 1975.
______. Le seminaire livre XXIII – Le Sinthome. Paris: Seuil, 2005.
MILLER, J.-A. “A Propósito dos Afetos na Experiência Analítica”. In: As paixões do ser: amor, ódio e ignorância. Rio de Janeiro: Contra Capa. 1998.
______. “Biologia lacaniana”. In: Opção Lacaniana – Revista Brasileira Internacional de Psicanálise, São Paulo: Eólia, n. 41, dez. 2004.
______. Perspectivas do Seminário 23 de Lacan. O sinthoma. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
PENNAC, D. Journal d’um corps. Paris: Gallimard, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS