Olhar, memória, imaginário em Sebastião Salgado

Autores

  • Paulo Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2017.2.29180

Palavras-chave:

Sebastião Salgado, narrativas fotográficas, sentimento de travessia.

Resumo

Este artigo busca compreender a transformação do olhar, da memória e do imaginário na fotografia de Sebastião Salgado em sua fotografia documental dos anos 1970 até 2000. Sentimento de travessia é uma formulação para o olhar, as memórias e o imaginário do fotógrafo sobre as novas morfologias no mundo do trabalho no período pós-industrial. Outras Américas (1986), seu primeiro ensaio publicado em livro, apresenta o problema do êxodo rural. Seu olhar sobre o tema, no entanto, é ainda incerto. Muito distante da idealização do primeiro ensaio, o livro Êxodos é uma síntese das transformações operadas no planeta a partir da nova morfologia do trabalho no final do século XX. Se em Outras Américas a travessia é contemplativa, em Êxodos a travessia é a força que orienta a transformação numa realidade marcada pela combinação de concentração de riquezas e inanição da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Paulo Maia é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na UFRJ. Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ, com a tese Sentimento de Travessia: memória, monumento e ruína na fotografia de Sebastião Salgado (2011). Paulo é pesquisador do Grupo de Educação Multimídia – GEM/Letras/UFRJ. Este laboratório articula ensino, pesquisa e extensão em projetos voltados aos estudos de metodologias participativas de ensino-aprendizagem. “Travessias: palavra imagem” é um dos projetos do GEM interessados na formação de leitores a partir da prática de transposição da literatura para expressão audiovisual em oficinas de curta duração. ([email protected])

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. 10. ed. rev. e aum. São Paulo: Boitempo, 2009.

______. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 13. ed. rev. e aum. São Paulo: Cortez, 2008.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. Vol. 1.

BUENO, André. Memórias do futuro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p. 24.

SALGADO, Sebastião. Êxodos. Projeto Gráfico: Lélia Wanick Salgado. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

______. Outras Américas. Prefácio de Alan Riding. Projeto Gráfico de Lélia Wanick Salgado. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

______. Terra. Introdução de José Saramago. Versos e canções de Chico Buarque. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

______. Trabalhadores: uma arqueologia da era industrial. Introdução de Sebastião Salgado e Eric Nepomuceno. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Cia. das Letras, 1973.

______. Diante da dor dos outros. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Libera (Seção livre)