Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Scriptorium?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para apresentação de ARTIGOS

Os artigos devem ter de 10 a 20 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e margens 2,5cm, em papel tamanho A4.

O título, com a primeira letra maiúscula, deve estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e entrelinha simples. Na linha seguinte, deve ser indicada a versão do título em inglês.

O nome do(s) autor(es) deve estar alinhado à esquerda, abaixo do título (em inglês). Uma minibiografia do autor deve ser inserida em nota de rodapé, utilizando um asterisco como marca da nota. Essa minibiografia consiste em uma descrição rápida da titulação do autor e da instituição a que o autor está vinculado (incluindo projeto de pesquisa e bolsas de incentivo, quando for o caso).

O resumo, de 100 a 150 palavras, em português e em inglês, deve ser em Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinha simples. Os termos “Resumo” e “Abstract” devem estar em negrito, seguidos de dois pontos.

As palavras-chave, em português e em inglês, devem ter a mesma configuração do resumo. Os termos “Palavras-chave” e “Keywords” devem estar em negrito, seguidos de dois pontos. Extensão de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e vírgula e concluídas com ponto final. Para facilitar a localização em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos gerais da área do trabalho.

Se o trabalho possuir subdivisão interna, os títulos de cada parte deverão ser grafados na mesma fonte e corpo do texto, destacados em negrito e posicionados à margem esquerda, precedidos pelo numeral arábico correspondente à subdivisão, com apenas um espaço de separação entre o numeral e o título da subdivisão – sem traços ou pontos.

As citações com até 4 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto.

A citação que ultrapassar 4 linhas deve ser recuada e inserida em parágrafo próprio, com recuo de 4cm, fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1. Para separar o texto da citação do corpo do trabalho utilize 1 linha em branco antes e outra depois, no mesmo tamanho de fonte da citação. Deverão conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas, apresentadas de acordo com as normas da ABNT.

As notas explicativas devem ser inseridas ao pé da página em que ocorre a inserção, em fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1, precedidas pelo numeral arábico que as identificam.

Imagens, quadros ou gráficos que acompanharem o texto devem: constar dentro do documento no espaço previsto; ser enviados em arquivos separados, para o caso de problemas na formatação. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig.1, Fig.2, etc.). Em caso de ilustrações já publicadas, mencionar a fonte. As tabelas devem conter título e, no texto, serem denominadas de forma abreviada (Tab.1, Tab.2, etc.). Os anexos, por sua vez, devem ser colocados após as referências, apresentados em algarismos romanos.

Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos
incorporando fontes “true type”.

As referências, com a primeira letra maiúscula, destaque em negrito, entrelinha simples, devem seguir as normas da ABNT, com os nomes completos dos autores ou organizadores das obras, bem como com a indicação de tradutores, quando for o caso.

 

Resenhas

As resenhas devem:

Tratar de livros relevantes para as áreas de Artes, Literatura e Processos Criativos, publicados até dois anos antes da data de submissão da resenha.

Ter a extensão de três a oito páginas (mesmo formato do artigo).

Trazer destacada, antes do título, a referência completa da obra resenhada.

 

Textos ficcionais ou poéticos

Os textos ficcionais ou poéticos, de extensão não maior que quinze páginas, devem trazer indicação de autor e instituição. De forma a respeitar a criatividade desse tipo de texto, a formatação é livre.

 

Orientações gerais para todas as modalidades de trabalhos

Todos os trabalhos devem ser acompanhados de biodata(s), de 70 a 100 palavras, constando nome completo do autor, e-mail, formação, vínculo institucional e atividades acadêmicas atuais.

Todo material deve passar por prévia revisão textual antes de ser apresentado à Revista.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.