Nódulos recorrentes na panturrilha: um sinal de tuberculose <br><b>Resumo em Português</b>

Autores

  • Bruno Rodrigues Hospital Fernando Fonseca, EPE
  • Filipa Carvalho Hospital Fernando Fonseca, EPE
  • Jose Matilla Hospital Pulido Valente
  • João Araújo

Palavras-chave:

ERITEMA ENDURADO/histopatologia, DOENÇA DE BAZIN, TUBERCULOSE CUTÂNEA/diagnóstico, TUBERCULIDE, TUBERCULOSE DOS LINFONODOS, MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS, RELATOS DE CASOS.

Resumo

OBJETIVOS: descrever um caso de eritema induratum de Bazin, classificado como tubercúlide, lesão cutânea com características histológicas semelhantes à tuberculose cutânea, mas na qual a relação entre o Mycobacterium tuberculosis não é facilmente demonstrada. DESCRIÇÃO DO CASO: uma mulher de 60 anos de idade apresentou-se com múltiplos nódulos recorrentes nos membros inferiores. O exame da pele revelou nódulos indolores, violáceos, alguns deles ulcerados, com um líquido seroso, localizados em ambas as pernas, de forma assimétrica e com predomínio nas panturrilhas. As lesões apresentavam um aparecimento paroxístico, com remissão espontânea por breves períodos. Foi realizada biópsia cutânea que revelou paniculite septal e lobular com granulomas epitelióides e necrose vascular. O teste tuberculínico foi positivo. A cultura das lesões cutâneas e a reação em cadeia da polimerase para Mycobacterium tuberculosis foram negativos, mas foi realizada biópsia de linfonodos por mediastinoscopia, cuja cultura foi positiva para Mycobacterium tuberculosis. Foi iniciada terapêutica específica com isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol. Após dois meses de tratamento houve remissão das lesões. As características clínicas e histopatológicas e o teste tuberculínico fortemente positivo sugeriram o diagnóstico de eritema indurado de Bazin, sendo este confirmado pela cultura de linfonodos positiva para Mycobacterium tuberculosis e pela remissão das lesões com a terapêutica antituberculose. CONCLUSÕES: o clínico precisa estar atento para o diagnóstico diferencial de lesões cutâneas recorrentes, incluindo neste o eritema induratum de Bazin. Neste caso, a associação com a tuberculose ficou confirmada pela cultura dos linfonodos mediastinais positiva para Mycobacterium tuberculosis e remissão das lesões com a terapêutica antituberculose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rodrigues, Hospital Fernando Fonseca, EPE

Serviço de Nefrologia

Filipa Carvalho, Hospital Fernando Fonseca, EPE

Serviço de Medicina I

Jose Matilla, Hospital Pulido Valente

Serviço de Cirurgia Cardio-Toracica.

João Araújo

Serviço de Medicina I

Publicado

2011-12-05

Como Citar

Rodrigues, B., Carvalho, F., Matilla, J., & Araújo, J. (2011). Nódulos recorrentes na panturrilha: um sinal de tuberculose <br><b>Resumo em Português</b>. Scientia Medica, 21(4), 177–179. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/9139

Edição

Seção

Relatos de Casos