Transdução de sinais: uma revisão sobre proteína G

Autores

  • Priscila Randazzo de Moura Universidade Paulista - UNIP
  • Felipe Augusto Pinto Vidal Universidade Paulista - UNIP

Palavras-chave:

TRANSDUÇÃO DE SINAL, SUBUNIDADE BETA DA PROTEÍNA G, SUBUNIDADES BETA DA PROTEÍNA DE LIGAÇÃO AO GTP, SUBUNIDADES GAMA DA PROTEÍNA DE LIGAÇÃO AO GTP, SUBUNIDADE ALFA GI2 DE PROTEÍNA DE LIGAÇÃO AO GTP.

Resumo

OBJETIVOS: revisar o assunto proteína G e seus mecanismos de transdução celular, de forma abrangente e didática. FONTE DE DADOS: foram revisados artigos específicos sobre o tema, disponíveis em periódicos eletrônicos e encontrados através das bases de dados LILACS, PubMed e SciELO. SÍNTESE DOS DADOS: a transdução de sinais é uma função fisiológica que intermedeia o estímulo externo e a resposta celular, sendo o passo de conversão intracelular do agonismo de várias substâncias. Os compostos proteicos envolvidos nessa atividade estão presentes em todos os sistemas do organismo; consequentemente, disfunções na sua estrutura culminam em estados patológicos diversos. A descrição da dinâmica da transdução, da estrutura e funções da proteína G e do seu papel em algumas doenças foram abordados nesta revisão. CONCLUSÕES: a revisão da literatura mostra que o tema proteína G não tem gerado muitos trabalhos experimentais. Entretanto, o estudo desse composto protéico evidencia sua grande importância na fisiologia, indicando que disfunções na sua estrutura resultam em vários estados patológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Randazzo de Moura, Universidade Paulista - UNIP

Doutora em Farmacologia(UNICAMP). Docente da Disciplina de Farmacologia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Paulista (UNIP), Campus Sorocaba, SP.

Felipe Augusto Pinto Vidal, Universidade Paulista - UNIP

Graduando do Curso de Farmácia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Paulista (UNIP), Campus Sorocaba, SP.

Publicado

2011-01-24

Como Citar

Moura, P. R. de, & Vidal, F. A. P. (2011). Transdução de sinais: uma revisão sobre proteína G. Scientia Medica, 21(1), 31–36. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/7577

Edição

Seção

Artigos de Revisão