Paralisia de Bell: fisiopatologia e tratamento

Autores

  • Asdrubal Falavigna
  • Alisson Roberto Teles Universidade de Caxias do Sul
  • Andréia Della Giustina
  • Fabrício Diniz Kleber

Palavras-chave:

paralisia de Bell, fisiopatologia, tratamento, diagnóstico

Resumo

Objetivos: revisar a literatura sobre os aspectos clínicos, fisiopatológicos e terapêuticos da paralisia de Bell. Fonte de dados: revisão dos artigos indexados nas bases de dados Medline e Scielo. Os termos utilizados foram paralisia de Bell, epidemiologia, etiologia, Herpes simplex e tratamento. Síntese dos dados: alguns estudos demonstraram associação da paralisia de Bell com a infecção pelo vírus Herpes simplex. Fatores climáticos podem atuar como reativadores da infecção latente desse vírus no gânglio geniculado do nervo facial, causando o aparecimento da paralisia. O diagnóstico da paralisia de Bell é essencialmente clínico, afastando-se outras causas de paralisia facial periférica. Conclusões: a fisiopatologia da paralisia de Bell ainda permanece não bem esclarecida, embora tenha sido demonstrada associação com a presença do vírus Herpes simplex. O seu tratamento permanece controverso, no entanto recentes ensaios clínicos bem conduzidos confirmam o benefício dos corticosteróides. DESCRITORES: PARALISIA DE BEll/fisiopatologia; PARALISIA DE BEll/terapia; PARALISIA DE BEll/diagnóstico; SIMPLEXVIRUS; HERPES SIMPLES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Asdrubal Falavigna

Professor da disciplina de neurologia da Universidade de Caxias do Sul – RS – Brasil. Mestre em neurocirurgia e doutor em neurociências pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – São Paulo SP – Brasil (UNIFESP-EPM).

Alisson Roberto Teles, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmico do curso de medicina da Universidade de Caxias do Sul

Andréia Della Giustina

Acadêmica do curso de medicina da Universidade de Caxias do Sul

Fabrício Diniz Kleber

Acadêmico do curso de medicina da Universidade de Caxias do Sul

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Falavigna, A., Teles, A. R., Giustina, A. D., & Kleber, F. D. (2008). Paralisia de Bell: fisiopatologia e tratamento. Scientia Medica, 18(4), 184–187. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/3578

Edição

Seção

Artigos de Revisão