Falsa lateralização no EEG de escalpo na epilepsia mesial temporal por esclerose hipocampal – relato de casos

Autores

  • Eliseu Paglioli Neto
  • Ricardo Wainberg
  • Otávio Freitas

Resumo


Introdução: A epilepsia do lobo temporal Mesial (ELMT) associada à esclerose hipocampal (EH) necessita muitas vezes de tratamento cirúrgico. Para tanto, é necessário identificar um foco unilateral das crises. Na maioria das vezes, a EH visualizada à RNM se correlaciona com a origem das descargas ao EEG de escalpo. Porém, em uma minoria, o registro de descargas contralaterais ao lado da EH deixa dúvida quanto ao foco epileptogênico, cabendo aí uma investigação eletrofisiológica invasiva, mais fidedigna.
Objetivo: Relatar três casos em que a investigação inicial não confirmou a lateralidade das crises, ilustrando a falsa lateralização no EEG de escalpo na ELMT/EH.
Discussão: Como as descargas da EH provêm de regiões profundas do cérebro, estas poderiam se propagar para o lado contralateral antes de atingir a superfície. Por outro lado, é possível que o estímulo a longo prazo do lobo contralateral possa se transformar em uma área independente de crises (epileptogênese secundária), o que contra-indicaria a cirurgia. A investigação invasiva dos pacientes com discordância dos estudos de imagem e neurofisiológico inicial traz maior segurança na indicação operatória da ELMT/EH, uma vez que a cirurgia nos casos de foco bilateral poderia ter resultados catastróficos.
DESCRITORES: LATERALIDADE; ELETROENCEFALOGRAFIA; EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL; HIPOCAMPO; RELATOS DE CASOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO].
ABSTRACT
Introduction: The temporal lobe epilepsy (TLE) due to hippocampal sclerosis (HS) frequently needs surgery approach. For this treatment, it is necessary to identify a unilateral focus of seizures. The HS visualized by MRI usually correlates with the discharge onset on scalp EEG. However, in a few patients, contralateral discharges are registered, not correlating with the image exam. In these cases, the epileptic focus remains not clear, and an invasive eletrophysiologic study is indicated.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2007-03-16

Como Citar

Paglioli Neto, E., Wainberg, R., & Freitas, O. (2007). Falsa lateralização no EEG de escalpo na epilepsia mesial temporal por esclerose hipocampal – relato de casos. Scientia Medica, 16(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1625

Edição

Seção

Relatos de Casos