Escore funcional e de dor após cirurgia de hérnia de disco lombar e fisioterapia precoce
Palavras-chave:
Hérnia de disco lombar, Fisioterapia, Pós-operatório imediato, ReabilitaçãoResumo
Objetivos: Avaliar o efeito da intervenção fisioterapêutica no escore funcional e de dor dos pacientes submetidos à cirurgia de hérnia de disco lombar (HDL). Métodos: Estudo randomizado, controlado e cego, avaliando pacientes que internaram no Hospital São Lucas da PUCRS, no período de outubro de 2003 a maio de 2004, para realizar cirurgia de HDL. Amostra: 20 pacientes, 10 do grupo controle (cirurgia e repouso no pós-operatório) e 10 do grupo de intervenção (cirurgia e fisioterapia no pós-operatório). Intervenção fisioterapêutica: alongamento neural do ciático, alongamentos de Williams e uso da estimulação elétrica transcutânea três vezes ao dia, do primeiro dia pós-operatório até a alta hospitalar. Instrumentos para avaliar o escore de dor e de função, respectivamente: escala análogo-visual de dor e Roland Morris Questionnaire. Escores avaliados antes da cirurgia, no pós-operatório imediato e dois meses após os procedimentos. Resultados: Houve significância estatística na diferença do escore funcional (P = 0,009) e na redução da intensidade da dor (P = 0,028) dos pacientes no segundo mês pós-operatório, favorecendo o grupo com intervenção fisioterapêutica. Conclusões: A intervenção precoce de fisioterapia contribuiu para melhorar o estado funcional e reduzir a dor dos pacientes nos dois primeiros meses após o procedimento cirúrgico de HDL. DESCRITORES: DESLOCAMENTO DE DISCO INTERVERTEBRAL/ cirurgia; DESLOCAMENTO DE DISCO INTERVERTEBRAL/ reabilitação; MODALIDADES DE FISIOTERAPIA; DOR PÓS-OPERATÓRIA; PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.