Paracoccidioidomicose – Revisão da Literatura

Autores

  • Mariana Palmeiro
  • Karen Cherubini
  • Liliane S. Yurgel

Resumo


Objetivo: Apresentar uma revisão da literatura sobre a paracoccidioidomicose, abordando aspectos clínicos importantes da doença.
Fonte de dados: Foram consultados artigos indexados no Medline e livros-texto sobre o tema, ambos publicados no período de 1990 a 2004.
Síntese de dados: A paracoccidioidomicose é uma doença sistêmica, endêmica, causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis. Embora a via primária de infecção seja a pulmonar, pela inalação de esporos ou partículas do fungo, vários sítios anatômicos podem ser acometidos pela disseminação linfoematogênica, inclusive a mucosa oral.
Conclusão: A via primária de infecção da paracoccidioidomicose é pulmonar, mas a doença é, freqüentemente, diagnosticada a partir de manifestações orais. A abordagem clínica de pacientes portadores de lesões ulceradas crônicas de mucosa oral deve, portanto, considerar a paracoccidioidomicose como possibilidade diagnóstica.
UNITERMOS: PARACOCCIDIOIDOMICOSE/diagnóstico; PARACOCCIDIOIDOMICOSE/quimioterapia; MICOSES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-23

Como Citar

Palmeiro, M., Cherubini, K., & Yurgel, L. S. (2006). Paracoccidioidomicose – Revisão da Literatura. Scientia Medica, 15(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1580

Edição

Seção

Artigos de Revisão