Importância da vitamina B12 na avaliação clínica do paciente idoso

Autores

  • Alexandre Futterleib
  • Karen Cherubini

Resumo


Objetivo: O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre a importância da vitamina B12 na avaliação clínica do paciente idoso, abordando suas funções no organismo, os problemas causados pela deficiência e o tratamento indicado.
Fonte de dados: As informações foram obtidas de livros e artigos científicos publicados no período compreendido entre 1977 e 2004.
Síntese de dados: A deficiência de vitamina B12 é freqüente entre as pessoas idosas, atingindo prevalência superior a 20%. Entretanto, suas manifestações clínicas iniciais são sutis, e o retardo do diagnóstico pode ter sérias conseqüências neurológicas e hematológicas.
Conclusão: A investigação da deficiência de vitamina B12 é um procedimento importante na avaliação clínica do paciente idoso, já que o diagnóstico precoce pode evitar distúrbios neurológicos e hematológicos, bem como proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.
UNITERMOS: IDOSO; GERIATRIA; DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Futterleib, A., & Cherubini, K. (2006). Importância da vitamina B12 na avaliação clínica do paciente idoso. Scientia Medica, 15(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1547

Edição

Seção

Artigos de Revisão