Agressividade na infância e contextos de desenvolvimento: família e escola
Palavras-chave:
agressão, infância, escola, família.Resumo
Com o objetivo de descrever os níveis de agressividade geral, na escola e na família de crianças e associá-los a variáveis demográficas e educacionais, aplicou-se uma escala de agressividade em 598 estudantes do ensino fundamental de três escolas. Constatou-se que os comportamentos agressivos são mais frequentes no meio familiar que no escolar, que os meninos apresentam mais comportamentos agressivos, especialmente na escola, que a agressividade relativa à família tende a aumentar com a idade e que, nessa forma de hostilidade, o sexo não é uma variável relevante. Há, ainda, evidências de que uma qualidade de ensino elevada atua como fator de proteção em relação a esse problema. Estudos adicionais são recomendados, especialmente aqueles com desenho longitudinal, capazes de analisar o desenvolvimento dos comportamentos agressivos ao longo da infância e da adolescência.Downloads
Downloads
Publicado
2011-01-12
Como Citar
Barbosa, A. J. G., Santos, A. A. A., Rodrigues, M. C., Furtado, A. V., & Brito, N. M. (2011). Agressividade na infância e contextos de desenvolvimento: família e escola. Psico, 42(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/6791
Edição
Seção
Artigos