Treinamento Cognitivo de Atenção e Memória de Universitários Com Jogos Eletrônicos

Sabrina Martins Barroso, Fernanda Esteves Pereira, Dennis Gabiatti Lopes, Juliana Ruiz Machado, José Humberto Curtiço Júnior

Resumo


Estudos têm mostrado o potencial dos videogames para treinar habilidades cognitivas. O presente estudo verificou a eficácia de um treinamento com jogos eletrônicos para melhoria das funções cognitivas de atenção e memória de estudantes universitários. Participaram da pesquisa 25 universitários, com idade entre 18 e 29 anos, de ambos os sexos. Utilizou-se os testes de Trilhas, Nomeação de Boston, Lista de Palavras, Subteste dígitos das Escalas Wechsler de Avaliação de Inteligência Adulta, Teste do Desenho do Relógio, Fluência Verbal: Animais e Questionário de Queixa Subjetiva de Memória. O treinamento com jogos eletrônicos utilizou jogos comerciais, escolhidos pela equipe de pesquisa. O treino durou entre 5 e 16 semanas, com tempo progressivo de treinamento variando de 20 a 60 minutos. Os participantes eram equivalentes nas funções cognitivas no pré-teste. Após a intervenção, foram observadas diferenças na memória imediata, memória tardia, reconhecimento, recordação de dígitos em ordem inversa, atenção e nomeação. Os resultados indicam que os jogos eletrônicos podem ser ferramentas úteis para treinar as habilidades cognitivas, mas como a amostra é pequena, estudos futuros são necessários para ampliar os conhecimentos na área.


Palavras-chave


jogos de vídeo, atenção, memória, jovem adulto.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.29466

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