Comunicação pró-ambiental: estratégias informacionais, comportamentais e de framing em cartazes

Ligia Abreu Gomes Cruz, Fabio Iglesias

Resumo


Usar cartazes para promover comportamentos pró-ambientais é um recurso popular e de baixo custo, mas geralmente baseado em senso comum. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um sistema de categorização para características persuasivas em cartazes pró-ambientais, baseado em um método misto qualitativo/quantitativo. A partir de uma amostra pública e critérios de saturação, foram selecionadas 75 peças publicitárias, identificando-se principalmente: estratégias persuasivas; tipo de ênfase sobre os impactos dos problemas ambientais; e tipo de comportamento. A maior parte dos cartazes enfatizavam consequências para a natureza, operacionalizavam comportamentos, apresentavam informações ou utilizavam framing positivo. Testes de associação mostraram que framings positivos foram associados à indicação de comportamento e ênfase na natureza. O oposto ocorreu com os framings negativos. Esses resultados são discutidos quanto às limitações na eficácia de cartazes pró-ambientais, assim como as vantagens de utilizar sistemas de categorização, como o aqui desenvolvido, para orientar pesquisa e intervenção na área.


Palavras-chave


Comunicação pró-ambiental; Estratégias persuasivas; Framing.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2017.4.25589

e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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