Cuidado ambiental: ponte entre psicologia e educação ambiental?

Autores

  • José Q. Pinheiro
  • Thiago F. Pinheiro

Resumo


Cuidado ambiental é termo comum no cotidiano e em atividades como educação ambiental, embora pesquisas psicológicas façam pouco uso do conceito, o que justificou investigar a compreensão popular do termo e analisar suas possíveis relações com indicadores científicos de predisposição pró-ambiental. O questionário aplicado a 355 estudantes universitários da cidade de Natal, RN, de ambos os sexos, continha questões abertas sobre prática pelo respondente de cuidado ambiental e sobre sua disposição pessoal para participar de eventuais campanhas ecológicas futuras, e incluía ainda: Escala de Ecocentrismo e Antropocentrismo, Questionário de Individualismo-Coletivismo, e Inventário Zimbardo de Perspectiva Temporal. As duas formas utilizadas para o relato de cuidado ambiental se mostraram positivamente correlacionados com medidas de ambientalismo ecocêntrico, e negativamente com apatia ambiental e individualismo, evidenciando-se como um importante controle metodológico-conceitual quando se busca a “tradução” de resultados de pesquisas psicológicas para o cotidiano das ações de intervenção e educação ambientais.
Palavras-chave: Cuidado ambiental; comportamento pró-ambiental; conduta sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Q. Pinheiro

Doutor em Psicologia Ambiental pela Universidade do Arizona (Tucson/EUA). Professor nos cursos de Mestrado em Psicologia da UFRN e de Doutorado Integrado UFRN-UFPB de Psicologia Social. Pesquisador do CNPq. Coordenador do Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente (Diretório CNPq).

Thiago F. Pinheiro

Psicólogo formado pela UFRN. Foi bolsista de iniciação científica durante a realização do estudo.

Downloads

Publicado

2007-10-04

Como Citar

Pinheiro, J. Q., & Pinheiro, T. F. (2007). Cuidado ambiental: ponte entre psicologia e educação ambiental?. Psico, 38(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1921

Edição

Seção

Artigos