Avaliação de uma Capacitação para Profissionais de Psicologia que Trabalham com Vítimas de Abuso Sexual

Clarissa Pinto Pizarro de Freitas, Luísa Fernanda Habigzang, Sílvia Helena Koller

Resumo


presente estudo objetivou avaliar a efetividade de uma Tecnologia Social de Capacitação Profissional para intervenção com vítimas de abuso sexual (TSCP-AS) por meio dos níveis de impacto e transferência de aprendizagem. Participaram da pesquisa 32 profissionais de psicologia (94% do sexo feminino), com idade média de 35,5 anos (DP = 10,7). Os níveis de impacto e transferência de aprendizagem foram avaliados em dois momentos, ao término dos módulos instrucionais e após a conclusão da TSCP-AS. Foram observados altos níveis de impacto e transferência de aprendizagem no primeiro e segundo momento de avaliação. Estes achados sugerem que a TSCP-AS constitui-se como uma intervenção efetiva à qualificação dos profissionais de psicologia para o atendimento de vítimas de abuso sexual. Além disso, foi demonstrado que os níveis de impacto podem predizer os índices de transferência de aprendizagem, assim como a transferência de aprendizagem prediz o impacto.


Palavras-chave


Formação profissional; Impacto; Transferência de aprendizagem; Abuso sexual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16718



e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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