Compreensão de Leitura, Estratégias de Aprendizagem e Motivação em Universitários

Adriana Rosecler Alcará, Acácia Aparecida Angeli dos Santos

Resumo


 

Este estudo teve o objetivo de investigar as características dos universitários no que diz respeito ao uso de estratégias de aprendizagem, compreensão de leitura e orientações motivacionais, assim como buscar a existência de correlações entre os escores obtidos nas medidas utilizadas. Participaram 110 estudantes, de ambos os sexos, com idade média de 27 anos e 4 meses. Os instrumentos utilizados foram um teste de Cloze, uma escala de avaliação de estratégias de aprendizagem e uma escala de motivação. Os resultados apontaram que o nível de compreensão de leitura está abaixo do esperado para universitários, que os estudantes utilizam estratégias de aprendizagem e que há uma tendência para a meta aprender. Ainda, os dados revelaram existir correlações positivas e significativas entre as estratégias de aprendizagem e meta aprender. Os dados confirmam a necessidade de se criar oportunidades para potencializar as habilidades cognitivas e metacognitivas no contexto universitário.


Palavras-chave


Compreensão de leitura; Estratégias de aprendizagem; Motivação acadêmica.

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO

Sistema em manutenção

Migração do sistema OJS para a versão 3.0. Durante este período os usuários:

  • Poderão acessar todo o conteúdo já publicado
  • Não poderão efetivar encaminhamentos do fluxo editorial (submissão, avaliação, publicação)

Previsão: 06/07/2020


e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.