A centralidade do cultural na cena contemporânea: evolução conceitual e mudanças sociais

Autores

  • Mohammed Elhajji Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sofia Zanforlin Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5834

Palavras-chave:

Comunicação, cultura, multiculturalismo

Resumo

O objetivo desta comunicação é refletir sobre o sentido e as implicações do atual reordenamento das coordenadas do real a partir do axioma culturalista. O conceito de cultura sofreu várias transformações decorrentes do contínuo processo de negociação de seu status semiótico e epistêmico, seu valor social e seu alcance político e ideológico. Começamos com a base etimológica do termo, procedemos a uma leitura crítica do processo de sua politização e de culturalização da política, apontamos os limites de sua instrumentalização para, no final, propor uma nova conceituação mais condizente com o nosso momento histórico e as injunções de nosso enraizamento geográfico.

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Biografia do Autor

Mohammed Elhajji, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sofia Zanforlin, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2009-09-22

Como Citar

Elhajji, M., & Zanforlin, S. (2009). A centralidade do cultural na cena contemporânea: evolução conceitual e mudanças sociais. Revista FAMECOS, 16(39), 05–12. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5834

Edição

Seção

Dossiê Especial: GT Comunicação e Cultura (Compós - 2009