Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online

Marco Silva

Resumo


Este texto vem mostrar que na cibercultura as práticas de ensino e de aprendizagem deparam-se com o contexto sociotécnico do computador e da Internet onde emergem práticas comunicacionais que liberam o processo comunicacional do imperativo unidirecional dos meios de massa (impresso, cinema, rádio e TV) e oportunizam a multidirecionalidade em rede. Para isso, parte dos estudos da cibercultura e traz sugestões para a construção de uma agenda comunicacional capaz de expressar a dinâmica que associa emissão e recepção como pólos antagônicos e complementares na co-criação da comunicação e do conhecimento.

Palavras-chave


Cibercultura; educação; docência e aprendizagem presencial e online

Texto completo:

PDF

Referências


COUCHOT, E. A arte pode ainda ser um relógio que adianta? O autor, a obra e o espectador na hora do tempo real. In: A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. DOMINGUES, D. (org.). São Paulo: FAPESP, 1997

FELDMAN, T. Introduction to digital media. New York/ London: Routledge, 1997.

LEMOS, A. Cultura das redes: Ciberensaios para o século XXI. Salvador: EDUFBA, 2002.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. MARCHAND, M. Les paradis informationnels: du Minitel aux services de communication du futur. Paris: Masson, 1987.

NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

SANTOS, E. O. Articulação de saberes na EAD online: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, M. (Org.).Educação online. São Paulo: Loyola,

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

______. Criar e professorar um curso online. In: SILVA, M. (Org.) Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

______. Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y online. Madrid: Gedisa, 2005.

______. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: SILVA, M.; SANTOS, E. O. (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

TAPSCOTT, D. Geração digital: a crescente e irredutível ascensão da geração net. Trad. Ruth Bahr. São Paulo: MAKRON Books, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4802

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS