A EJA como analisador de práticas educacionais em contextos de expansão da escolaridade

Mónica de la Fare, Guilherme Carlos Corrêa

Resumo


Neste artigo apresentamos uma reflexão acerca do papel da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto atual de expansão da escolaridade obrigatória. Para isso partimos de uma análise introdutória desse contexto em América Latina para posteriormente focalizar em dois países: Argentina e Brasil. Nesse marco buscamos interrogar as características atuais da EJA assim como aspectos da invenção da figura do adulto como aluno e dos processos de “juvenilização” dessa modalidade educativa. Para tanto evocamos a EJA como analisador, ou seja, aproveitamos o potencial de práticas educacionais possíveis quando se volta a atenção para jovens e adultos e o modo particular em que esse público se dispõe à ação educacional e propomos pensar ações educacionais com esse público sem assimilá-las e reduzi-las à educação escolar.


Palavras-chave


EJA; Obrigatoriedade; Garantias de escolarização; Argentina; Brasil.

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