Aquisição fonológica: descrição longitudinal dos dados de fala de uma criança com desenvolvimento típico

Gizele Toreti, Letícia Pacheco Ribas

Resumo


O processo de aquisição da linguagem apresenta um determinado padrão no estabelecimento dos domínios lingüísticos que é comum a todas as crianças. Os dados obtidos que pretendemos apresentar foram coletados através de um acompanhamento longitudinal de uma criança, falante monolíngüe do português brasileiro, em processo de aquisição normal da linguagem. Esse acompanhamento deu-se através de observação do desempenho lingüístico, da interação através de atividade lúdica e do registro dos dados de fala de uma criança pelo período de um ano. O início da coleta ocorreu quando a criança estava com 1ano e 6 meses de idade e finalizou aos 2 anos e 6 meses. Toda a coleta foi feita objetivando a conversação espontânea, em que a díade era composta pela criança e pesquisadora ou pela criança e algum familiar. Os dados foram coletados quinzenalmente, gravados e documentados em fita cassete em sessões com cerca de 30 a 60 minutos. Os itens lexicais produzidos foram transcritos foneticamente, e as observações do desempenho e interação foram registrados em diário de campo. Conseguiu-se, a partir desta pesquisa, uma descrição detalhada do desempenho lingüístico da criança e o objetivo deste estudo é contribuir com os dados sobre a aquisição fonológica e lexical. Os dados mostraram um aumento considerável do inventário lexical e a agregação de vários fonemas no sistema fonológico da criança no período observado, o que pode ser corroborado com os achados de outras pesquisas.

Palavras-chave


Fonologia; Aquisição de linguagem; Estudo longitudinal

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS