Primeiras Lembranças: a formação da memória declarativa

Sandra Maria Leal Alves

Resumo


O último século, especialmente a partir da segunda metade, foi marcado por um fantástico desenvolvimento nos estudos sobre o cérebro humano. Novas tecnologias na área de imagem e de captação de estímulos infinitamente discretos possibilitaram a observação do funcionamento da mente – aqui concebida como função do cérebro – em diferentes situações de comportamento. Essas descobertas proporcionaram aos profissionais de diversas áreas – medicina, psicologia, educação, etc. – melhores condições de trabalho por tornar possível a análise profunda de como as crianças aprendem, por exemplo. Com relação ao ensinoaprendizagem, as vantagens são imensuráveis, uma vez que agora se sabe, com um grau de segurança bastante grande, as formas como os estudantes codificam, consolidam / armazenam e recuperam memórias relativas aos conteúdos a que são expostos.

Palavras-chave


cérebro; memória; codificação, consolidação, armazenamento e recuperação de informação.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS