E as fontes de longe miram: a lentidão da historiografia literária, a poesia de Vernei e o que falta fazer

Francisco Topa

Resumo


Partindo de uma observação sobre o descompasso entre o tempo da investigação literária e o tempo da historiografia literária, o artigo revê o problema da poesia atribuída a Luís António Vernei e sugere uma inversão da perspetiva.


Palavras-chave


Luís António Vernei; Poesia; Historiografia literária.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, António Alberto de. Vernei e a cultura do seu tempo. Coimbra: Acta Universitatis Conimbrigensis, 1965.

MARNOTO, Rita (Org.). História crítica da literatura portuguesa. Lisboa: Verbo, 2010. Vol. IV: Neoclassicismo e Pré-romantismo.

MEIRELES, Cecília. Mar absoluto. Pôrto Alegre: Livraria da Globo, 1945.

MORAIS, Manuel de Jesus Ferreira. Termas de Sangemil: um estudo hidrogeológico. 1990. Trabalho de síntese – Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico, Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, INIC, 1990.

SOYÉ, Luís Rafael. Dithyrambos, ou poesias bacchicas de Mirtyllo dedicadas ao Ill.mo e Ex.mo Senhor João de Saldanha de Oliveira e Sousa Commendador na Ordem de N. Senhor Jesus Christo, Morgado de Oliveira, e Gentil-Homem da Camara de S. Alteza Real o Serenissimo Senhor Infante D. João. Por Luiz Rafael Soye. Tomo I. das Rimas. Lisboa: Offic. de Filippe da Silva e Azevedo, 1787.

TOPA, Francisco. Poesia inédita de Luís António Vernei. Porto: Edição do Autor, 2001.

VERNEY, Luís António. Verdadeiro método de estudar. Edição organizada por António Salgado Júnior. Lisboa: Sá da Costa, 1949. Vol. I: Estudos linguísticos.

______. Verdadeiro método de estudar (Cartas sobre Retórica e Poética). Introdução e notas de Maria Lucília Gonçalves Pires. Lisboa: Editorial Presença, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2015.2.21827

e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS