Um estudo sobre como estudantes universitários brasileiros produzem resumos escritos de um texto expositivo em inglês (L2)

Cyntia Bailer, Claudia Marchese Winfield, Fabiana Vanessa Achy de Almeida, Deise Caldart Roscioli

Resumo


Numa situação ideal, os leitores constroem representações mentais significativas e coerentes dos textos que eles leem (KINTSCH; VAN DIJK, 1978; VAN DIJK; KINTSCH, 1983; GAGNÉ et al., 1993) e são capazes de expressar essas representações mentais através da elaboração de resumos e atividades de recordação (recall). Ademais, leitores estratégicos abordam um texto tendo em mente a situação de leitura, isto é, os objetivos e o tipo de texto, enquanto monitoram sua compreensão (CARRELL, 1989; 1998; PARIS, LIPSON; WIXSON, 1983; PARIS; WASIK; TURNER, 1991). O presente estudo objetiva investigar quão estratégicos oito estudantes brasileiros de nível universitário se mostram ao produzir resumos escritos de um texto expositivo em L2, inglês. Esses estudantes participaram de uma oficina sobre como escrever resumos de textos expositivos em inglês e suas produções foram coletadas e analisadas em termos de conter as ideias controladoras, centrais e secundárias. Os participantes se mostraram leitores proficientes e estratégicos em L1 e L2 (português e inglês, respectivamente), além de familiarizados com os gêneros acadêmicos. Por este motivo, nossa hipótese era de que eles seriam capazes de construir uma representação significativa e coerente do texto apresentado, enquanto monitoravam sua compreensão leitora, a qual poderia ser acessada por meio dos seus resumos. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes são estratégicos e conseguiram construir essa representação mental coerente do texto, enquanto alguns omitiram algumas ideias centrais e secundárias.

 


Palavras-chave


Compreensão leitora e produção textual; Resumo; Estudantes universitários; L2; Textos expositivos

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16691

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