A Violência no discurso do aluno do “morro”

Daniela Araujo

Resumo


O presente artigo tem como foco de investigação os discursos de alunos de terceiro ciclo (equivalente à oitava série do ensino fundamental) de uma escola municipal de Porto Alegre. Trata-se de textos sobre violência, escritos com base no filme brasileiro, de 2007, Tropa de Elite, que destaca tal tema, mostrando o conflito do tráfico com a polícia brasileira nos morros da cidade do Rio de Janeiro. São analisadas seqüências discursivas sobre a violência do tráfico e da polícia tanto no filme quanto nas produções dos alunos, buscando verificar semelhanças e diferenças entre os dois discursos, a fim de descrever a formação discursiva com que os alunos se identificam e a partir da qual produzem seus textos.

Palavras-chave


Formação discursiva; violência; filme; produção textual; aluno.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS