A crítica antifetichista de Enrique Dussel

Tiago dos Santos Rodrigues

Resumo


Este artigo apresenta a base da crítica antifetichista elaborada por Enrique Dussel. Para Dussel, o anti-intelectualismo por excelência não atende pelo nome de “ideologia”, mas de “fetiche”. A inversão fetichista é a que transforma o ser humano [sujeito] em coisa e coisas em sujeitos, divinizando o produzido [a obra humana] e relativizando o absoluto [a vida humana]. A crítica a todo sistema político e econômico, se se quer radical, deverá, então, denunciar os aspectos fetichistas de ditos sistemas, isto é, os momentos em que eles se autonomizam e não fazem referência à vida humana na qual se originam e da qual dependem.


Palavras-chave


Antifetichismo. Religião. Exterioridade. Capitalismo

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. Trad. Ephraim Ferreira Alves, Jaime A. Classen, Lúcia M. E. Orth. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

DUSSEL, Enrique. Pablo de Tarso em la filosofia politica actual. Ciudad de México: San Pablo, 2012.

DUSSEL, Enrique. Para uma ética da libertação latino-americana V: uma filosofia da religião antifetichista. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Edições Loyola; Editora UNIMEP: Piracicaba, s/a.

DUSSEL, Enrique. 16 tesis de economia política: interpretación filosófica. México: Siglo XXI Editores, 2014.

FREUD. Sigmund. O mal-estar na cultura. Trad. Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM Editores, 2010.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Trad. José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 2000.

MARQUES, Rosa Maria; LEITE, Marcel Guedes. Notas críticas sobre “O Capital no século XXI” de Thomas Piketty. Revista de Economia Política, vol. 36, nº 4 (145), pp. 684-703, outubro dezembro/2016.

MARX, Karl. El capital, tomo III. Trad. León Mames. México: Siglo XXI, 1976.

PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Trad. Monica Baumgarten de Bolle. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

PROUDHON, Pierre-Joseph. Sistema das contradições econômicas, ou, Filosofia da miséria, tomo I. Trad. J. C. Morel. São Paulo: Ícone, 2003.

ROMEY, Kristin. Ancient Mass Child Sacrifice May Be World's Largest. In: https://news.nationalgeographic.com/2018/04/mass-child-human-animal-sacrifice-peru-chimu-science/. Acesso em: 27/05/2019, 19h.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2019.2.34327

e-ISSN: 1983-4012


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.