A Filosofia e seu ensino: um caminho sobre o qual se está a caminho

Luis Carlos Ribeiro Alves (USAL)

Resumo


O trabalho parte de uma análise reflexiva sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, que visam efetivar a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei 9394/96, enfocando competências e habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio na disciplina escolar de Filosofia, necessários ao exercício da cidadania, unindo teoria e vida cotidiana. Se propõe a refletir sobre as metodologias utilizadas no Ensino de Filosofia no secundário enfatizando metodologias alternativas às mais utilizadas no presente, partindo da pergunta "o que é isso a filosofia?". Divide-se em alguns momentos: no primeiro apresenta as questões que movem a reflexão, depois analisa a legislação da educação brasileira. Destaca e reflete a temática das competências e habilidades e analisa a utilização de temas transversais no ensino de filosofia, possibilitando o alcance dos objetivos descritos pelos PCNEMs e sobre práticas de ensino de filosofia enfocando as competências e habilidades, oferecendo pressupostos para a releitura e prática de temas filosóficos no ambiente escolar.



Palavras-chave


Competências. Ensino. Filosofia. Habilidades. Metodologia.

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e-ISSN: 1983-4012


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