A Filosofia e seu ensino: um caminho sobre o qual se está a caminho

Luis Carlos Ribeiro Alves (USAL)

Resumo


O trabalho parte de uma análise reflexiva sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, que visam efetivar a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei 9394/96, enfocando competências e habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio na disciplina escolar de Filosofia, necessários ao exercício da cidadania, unindo teoria e vida cotidiana. Se propõe a refletir sobre as metodologias utilizadas no Ensino de Filosofia no secundário enfatizando metodologias alternativas às mais utilizadas no presente, partindo da pergunta "o que é isso a filosofia?". Divide-se em alguns momentos: no primeiro apresenta as questões que movem a reflexão, depois analisa a legislação da educação brasileira. Destaca e reflete a temática das competências e habilidades e analisa a utilização de temas transversais no ensino de filosofia, possibilitando o alcance dos objetivos descritos pelos PCNEMs e sobre práticas de ensino de filosofia enfocando as competências e habilidades, oferecendo pressupostos para a releitura e prática de temas filosóficos no ambiente escolar.



Palavras-chave


Competências. Ensino. Filosofia. Habilidades. Metodologia.

Texto completo:

PDF


O conteúdo dos textos publicados pela intuitio é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Revista eletrônica dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.


e-ISSN: 1983-4012

 


Indexação: LATINDEX 

 


Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCRS
Veritas

EDIPUCRS: Revistas Eletrônicas da PUCRS
PORTAL: www.pucrs.br

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS