A Filosofia e seu ensino: um caminho sobre o qual se está a caminho

Autores

  • Luis Carlos Ribeiro Alves (USAL) USAL

Palavras-chave:

Competências. Ensino. Filosofia. Habilidades. Metodologia.

Resumo

O trabalho parte de uma análise reflexiva sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, que visam efetivar a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei 9394/96, enfocando competências e habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio na disciplina escolar de Filosofia, necessários ao exercício da cidadania, unindo teoria e vida cotidiana. Se propõe a refletir sobre as metodologias utilizadas no Ensino de Filosofia no secundário enfatizando metodologias alternativas às mais utilizadas no presente, partindo da pergunta "o que é isso a filosofia?". Divide-se em alguns momentos: no primeiro apresenta as questões que movem a reflexão, depois analisa a legislação da educação brasileira. Destaca e reflete a temática das competências e habilidades e analisa a utilização de temas transversais no ensino de filosofia, possibilitando o alcance dos objetivos descritos pelos PCNEMs e sobre práticas de ensino de filosofia enfocando as competências e habilidades, oferecendo pressupostos para a releitura e prática de temas filosóficos no ambiente escolar.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Ribeiro Alves (USAL), USAL

Mestrando em educação pela Universidad del Salvador -USAL (Arg); Especialista em Ensino de Filosofia e em Docencia do Ensino Superior; Professor colaborador da Faculdade Kurios - FAK e do Instituto de Formação e Educação Teológica - IFETE.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Carlos Ribeiro Alves (USAL), L. (2013). A Filosofia e seu ensino: um caminho sobre o qual se está a caminho. Intuitio, 6(2), 49–61. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/13709

Edição

Seção

Artigos